Professora do Departamento de Ciências do Solo viaja aos Estados Unidos para missão de trabalho na North Carolina State University

Data de publicação: 4 de setembro de 2019. Categoria: Sem categoria

A professora Maria Eugenia Ortiz Escobar, do Departamento de Ciências do Solo do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, foi convidada a visitar a universidade norte-americana North Carolina State University (NCSU), nos Estados Unidos.

A missão de trabalho ocorreu do dia 26 ao dia 30 de agosto de 2019, e o principal objetivo da visita da professora foi a possibilidade de estabelecer parcerias entre membros do corpo docente do Departamento de Ciências Agrárias e do Solo da NCSU e dos programas de pós-graduação dos quais a docente faz parte na Universidade Federal do Ceará (UFC): Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo (PPGCS) e  Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN).

A docente Maria Eugenia reuniu-se com os Coordenadores do Programa de Graduação e Pós Graduação de Ciências Agrárias e Ciência do Solo e com a Diretora do Programa de Extensão, além de outros professores com afinidade com as linhas de pesquisa do PPGCS/UFC.

Na visita, a professora falou sobre os programas de Pós Graduação do Centro de Ciências Agrárias da UFC, especialmente do programa de Ciência do Solo e das linhas de pesquisa, possibilitando trabalhos em parceria nessa área.

A impressão foi positiva para ambas as partes, pois além da já esperada infraestrutura e receptividade da universidade estadunidense e seu qualificado corpo docente, eles ficaram surpresos ao conhecer a UFC em números, sendo considerada uma das melhores do Brasil e da América Latina, destacando-se pela quantidade de alunos formados e publicações de alta qualidade.

As possibilidades para realizar pesquisa em conjunto são enormes, tanto para professores como estudantes de ambas instituições.

Prof.ª Maria Eugenia e Prof. Aziz Amoozegar

Prof.ª Maria Eugenia com os professores brasileiros: Luciano Gatiboni e Clístenes Nascimento

Prof.ª Maria com Dr. Richard McLaughlin (Coordenador do programa de Pós Graduação em Ciência do Solo)

Prof.ª Maria Eugenia com pesquisadores da área de Ecologia Microbiana: Dr. Terrence Gardner e Pós-doutorando