DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SOLO APROVAM PROJETOS DE FINANCIAMENTO À PESQUISA
Data da publicação: 3 de fevereiro de 2022 Categoria: Sem categoriaOs professores Arthur Prudêncio de Araújo Pereira, Joaquim Albenísio Gomes da Silveira e Mirian Cristina Gomes Costa, docentes permanentes do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo (DCS/CCA/UFC), aprovaram projetos de financiamento à pesquisa em editais recentemente lançados por agências de fomento distintas.
O prof. Arthur Prudêncio aprovou no edital Universal do CNPq o projeto intitulado “Consequências da mudança no uso da terra no semiárido brasileiro: uma avaliação holística sobre a saúde do solo”. Dentre os membros da equipe estão o Prof. Paulo Furtado Mendes Filho, o Dr. Kaio Gráculo Vieira Garcia (departamento de Ciências do Solo da UFC), a Profª Vania Maria Maciel Melo (departamento de Biologia da UFC) e os professores do departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Universidade de São Paulo (Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso e Maurício Roberto Cherubin).
O prof. Joaquim Albenísio aprovou dois projetos, sendo o primeiro deles intitulado “Variabilidade espaço-temporal de respostas fisiológicas e aclimatação em plantas de arroz sob salinidade” (aprovado no edital Universal do CNPq) e o segundo projeto intitulado “Indução de plasticidade fisiológica para aumentar a eficiência fotossintética de cajueiro em resposta à irrigação” (aprovado no edital Funcap para Apoio a Projetos de Grupos de Pesquisa). Dentre os membros das equipes dos projetos aprovados estão Danilo de Menezes Daloso, Letícia dos Anjos Silva, Enéas Gomes Filho (Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC), Eduardo Caruso Machado (Instituto Agronômico de Campinas), Eugenia Jacira Bolacel Braga, Gustavo Maia Souza, Vanessa Galli (Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Biologia) e diversos outros pesquisadores e estudantes de pós-graduação.
A profª Mirian Costa aprovou o projeto intitulado “Produção de materiais carbonáceos funcionais para valoração do lodo de esgoto” que foi submetido ao edital Funcap-Cagece. Como membros da equipe e colaboradores do projeto estão docentes do departamento de Ciências do Solo (Jaedson Cláudio Anunciato Mota, Arthur Prudêncio de Araújo Pereira e Helon Hébano de Freitas Sousa), docentes do Departamento de Física da UFC (Odair Pastor Ferreira, Antônio Gomes de Souza Filho e Amauri Jardim de Paula) e o Dr. Diego Stéfani Teodoro Martinez, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM.
Por meio do financiamento à pesquisa, as propostas aprovadas representam o estabelecimento de interações inter e multidisciplinares que muito contribuirão com as ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. A formação de recursos humanos também será fortalecida, pois estudantes de pós-graduação e de iniciação científica estarão envolvidos na execução das atividades.