Departamento de Ciências do Solo recebe visita de professores do exterior

Data de publicação: 15 de dezembro de 2023. Categoria: Sem categoria

Do dia 15 ao 19 de novembro de 2023, os professores Juan Carlos Loaiza, da Universidade Nacional da Colômbia, e o professor Tomasz Saleski, da Universidade de Agricultura de Cracóvia na Polonia, visitaram o Departamento de Ciências do Solo (DCS), da UFC. Os docentes foram recebidos pelos professores Maria Eugenia Ortiz Escobar e Gabriel Nuto Nóbrega, ambos do DCS e que atuam na área de química do solo e geoquímica, respectivamente, no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo (PPGCS).

Houve uma reunião muito produtiva com o chefe do departamento, professor Helon Hébano de Freitas Sousa e o coordenador do PPGCS, professor Arthur Prudêncio de Araujo Pereira. Foram apresentados a organização administrativa das universidades, os cursos de graduação e de pós-graduação e as linhas de pesquisa para identificar possibilidades de intercâmbio de estudantes e professores.

Visita ao DCS. Da esquerda para a direita: Professores Arthur P. de Araujo Pereira, Helon H. de Freitas Sousa, Maria Eugenia O. Escobar, Juan Carlos Loaiza e Tomasz Saleski.

A Diretora do Centro de Ciências Agrárias, Prof.ª Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, recebeu os docentes e articulou uma aproximação com o pessoal da Pró-Reitoria de Assuntos Interinstitucionais – PROINTER, com o objetivo de facilitar a elaboração dos documentos de acordo entre as instituições. Foi identificado que já existe um acordo entre a UFC e a Universidade Nacional da Colômbia e que o mesmo se encontra vigente. Com relação à universidade polonesa, serão iniciados todos os trâmites necessários para a elaboração do acordo entre ambas as universidades.

Visita ao Centro de Ciências Agrárias. Da esquerda para a direita: Professores Juan Carlos Loaiza, Tomasz Saleski, Maria Eugenia O. Escobar, Sônia Maria Pinheiro de Oliveira e o Secretário do CCA, Manoel Irlano Barbosa Leite.

A Universidade Federal do Ceará foi a primeira de outras três instituições brasileiras visitadas nessa missão, e foi manifestado um grande interesse dos docentes de formalizar essas parcerias e poder realizar trabalhos em conjunto.

Fonte: Professora Maria Eugenia Ortiz Escobar

Contato: mariaeugenia@ufc.br – Telefone: (85) 3366-9693