DOCENTES DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DO SOLO SE REÚNEM PARA DISCUTIR O ENSINO REMOTO

Data de publicação: 30 de abril de 2021. Categoria: Sem categoria

Os docentes do Departamento de Ciências do Solo (DCS/CCA/UFC) se reuniram na sexta-feira (30/04) para discutir aspectos relacionados ao ensino remoto. A reunião foi proposta pelo Prof. Raul Shiso Toma, chefe do DCS, e foi realizada durante o período de férias, às vésperas do início do terceiro semestre com aulas online. As aulas passaram a ser no formato online para atender aos protocolos de distanciamento social devido a pandemia de covid-19, alterando substancialmente a forma de trabalho até então adotada pelos docentes de cursos presenciais da UFC.
Informações levantadas por meio de questionário aplicado aos docentes e discentes do curso de Agronomia foram apresentadas pelo Prof. Julius Blum, coordenador do curso. As informações foram referentes à adequabilidade das plataformas utilizadas para o ensino remoto, bem como critérios utilizados na transmissão do conhecimento e avaliação dos alunos. Destaque foi dado às práticas que foram consideradas positivas e negativas, tanto pelos discentes quanto pelos docentes.
Docentes relataram experiências conflituosas e exitosas, permitindo análise do que pode ser mais promissor à formação dos estudantes para o semestre 2021.1. Além das ações que dependem dos docentes (por exemplo: atenção à qualidade do som e vídeo das aulas, ponderações nos métodos de avaliação e de contabilização de participação e atenção quanto a duração das aulas), foram apontados aspectos que devem ser levados pela coordenação aos estudantes, como a conscientização de não realizar matrícula em número excessivo de disciplinas para não haver sobrecarga, e para que executem as atividades nas disciplinas com responsabilidade, pois disso depende a qualidade da formação profissional de cada um. Também foi discutida a importância de um regimento emergencial com alterações que considerem as peculiaridades do ensino remoto que está sendo necessário agora.