Processo de adesão de novos membros GEPESolos e Solo na Escola – 2018-1

Data de publicação: 6 de abril de 2018. Categoria: Sem categoria

Está aberto o processo de adesão de membros voluntários pertinente ao semestre 2018.1 no Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em solos – GEPESolos e o Projeto Solo na Escola. O preenchimento do formulário on-line ocorre entre os dias 05/04 a 10/04 de 2018. Podem concorrer a vaga voluntária alunos da Universidade Federal do Ceará de graduação e pós-graduação.

O processo irá consistir nas seguintes etapas:

– Preenchimento do formulário no período de 05/04 a 10/04
– Entrevista (marcada por e-mail após as inscrições)
– Resultado

Resumo dos grupos:

GEPESolos

Grupo criado para o estudo, práticas e pesquisa em solos. Neste grupo serão desenvolvidas atividades que buscam incentivar os alunos de graduação e pós-graduação a aprofundar seus conhecimentos na área da Ciência do solo e preparar profissionais para atuação nos diversos setores agropecuários, além de buscar soluções para os problemas encontrados por produtores com o intuito de atingir maiores rendimentos nas condições do semiárido nordestino. Com o uso de técnicas de sensoriamento remoto, o grupo desenvolverá atividades de levantamento, mapeamento e classificação dos solos, além de usar diversas técnicas para a classificação da aptidão agrícola das terras, identificação de áreas desertificadas ou em processo e estudos da pedogênese dos solos, entendendo desde a sua formação a sua utilização. Oferecer a geoespacialização dos atributos (químicos e físicos) dos solos para o desenvolvimento de técnicas de uso, agricultura de precisão, manejo e conservação mais apropriadas para cada um dos tipos de solos, obtendo assim maiores rendimentos e/ou buscando melhorias na recuperação dos solos degradados, ampliando e praticando o desenvolvimento sustentável na agricultura.

Solo na Escola

O projeto Solo na Escola é uma proposta de disseminar entre estudantes de graduação, pós-graduação, estudantes e professores do ensino médio a importância de conservar e proteger este recurso não renovável que é de fundamental importância para o planeta e onde tiramos o sustento e desenvolvemos diversas atividades.
Por meio de visitas agendadas, serão realizadas demonstrações práticas (pequenos experimentos) para demonstrar as diferenças na conservação do solo com a aplicação de diferentes técnicas, além disso, mostrar diversas aplicações dos solos na vida de cada um.

Abaixo segue formulário para inscrição na seleção de voluntários.

Período de inscrição: 05 a 10/04
Dúvidas: raulstoma@ufc.br